Reciclagem é o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água, ao reduzir também a necessidade de tratamento convencional de lixo e a emissão de gases do efeito estufa.
    A reciclagem é um componente essencial da gestão de resíduos moderna e é o terceiro componente da hierarquia dos resíduos "reduzir, reutilizar e reciclar".

    Entre os materiais recicláveis estão diversos tipos de vidro, papel, metal, plástico, tecido e componentes eletrónicos. A compostagem ou reutilização de detritos biodegradáveis, como lixo de cozinha ou de jardim, também é considerada reciclagem.
    Os materiais para serem reciclados são transportados para um centro de reciclagem ou recolhidos porta a porta e depois separados, limpos e reprocessados em novos materiais para produção industrial.



    O gerenciamento de resíduos consiste na adoção de uma série de ações que envolvem as fases de coleta, transporte, transbordo, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente apropriadas.

    Conforme determina a Lei nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a gestão de resíduos precisa assegurar o reaproveitamento e reciclagem máximos, bem como a redução dos rejeitos — que são os materiais que não apresentam viabilidade técnica e econômica para o processo de reciclagem.

    Cada gerador se responsabiliza pelos resíduos produzidos, os quais devem ser segregados na fonte.


    A CTRVV, para maior comodidade e agilidade do serviço, realiza o gerenciamento completo dos resíduos nas dependências do cliente. A gestão dos resíduos recicláveis e não recicláveis acontece de modo adequado, utilizando de equipamentos específicos e mão de obra especializada.


     Alguns municípios da grande Vitória estabeleceram por lei que as grandes empresas geradoras de resíduos estariam responsáveis pela coleta, transporte e destinação final dos próprios resíduos gerados. Com isso, a CTRVV apresentou, de forma pioneira, o sistema integrado de balança embarcada nos caminhões de coleta.

      Dessa forma, no momento da coleta é gerado um ticket informativo com o peso destinado a fim de manter total transparência entre a CTRVV e o cliente.